CERNE apresenta projeto para intensificar segurança nos parques eólicos e comunidades locais

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

A iniciativa “Ventos que Acolhem” surgiu a partir de estudo que identificou a necessidade de reforçar a segurança dos parques

Seguindo a programação do VII Fórum Estadual de Energia do Rio Grande do Norte (FEERN), na tarde desta quinta-feira (1 de dezembro), foi realizado o painel intitulado “Comunidades e Empreendimentos de Energia.”

O Diretor-Presidente do CERNE, Darlan Santos, apresentou o projeto “Ventos que Acolhem”, uma das iniciativas de maior impacto social realizadas pelo CERNE.

O projeto teve origem a partir de um trabalho empreendido pelo CERNE, em 2019, junto aos operadores e representantes da cadeia produtiva de energia eólica na região do Mato Grande, área que contém 64% dos projetos eólicos do Estado. O estudo identificou a necessidade de intensificar a segurança no entorno dos parques eólicos e nas comunidades.

O projeto funciona a partir de um tripé institucional, formado pelo governo do Estado, provendo o patrulhamento, viaturas e demais serviços públicos relacionados à segurança pública. Pelo setor privado, com o papel de conceber, estruturar, articular pactos, gerir e custear a implantação do núcleo de Segurança do Mato Grande. Além dos parlamentares, que devem, através de emendas parlamentares, efetivar a construção de uma Central de Apoio Logístico do Núcleo de Segurança.

Segundo o Diretor-Presidente do CERNE, “o projeto consegue trazer uma contribuição tanto na área de segurança, para as comunidades e parques que estão ali no entorno, como também uma resposta para o meio ambiente, já que a iniciativa acaba oferecendo uma infraestrutura que pode trazer impacto também ao monitoramento ambiental.”

Darlan Santos também ressaltou o impacto positivo para a saúde das populações que vivem na região do Mato Grande e também para os trabalhadores dos parques, pois a iniciativa possui uma interligação, por exemplo, com o Samu e o Corpo de Bombeiros.

Atualmente, o projeto está em processo de submissão à Procuradoria Geral do Estado do Rio Grande do Norte (PGE).