CCEE: Geração de energia por fontes renováveis chega a 93,1% e bate recorde em 2023

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Ludmylla Rocha | Broadcast Energia

A energia gerada a partir de fontes renováveis representou 93,1% de toda a eletricidade produzida no Brasil em 2023, segundo dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) divulgados nesta sexta-feira, 2.

O porcentual é o maior da história e corresponde aos 70.206 megawatts médios (MWmed) produzidos por usinas hidrelétricas, eólicas, solares e de biomassa no ano passado. Segundo o presidente do Conselho de Administração da CCEE, Alexandre Ramos, “a abertura do mercado livre de energia para toda a alta tensão, já operacionalizada desde janeiro, deve impulsionar ainda mais a demanda por energias renováveis.”

Em 2023, as hidrelétricas, que representam quase 60% da capacidade instalada da matriz energética brasileira, geraram quase 50 mil megawatts médios para o Sistema Interligado Nacional (SIN), alta de 1,2% ante 2022.

Já os parques eólicos e as fazendas solares produziram mais de 13 mil MWmed, 23,8% acima do ano anterior. Por fim, a geração de energia a partir da biomassa, que tem como principal matéria-prima o bagaço da cana-de-açúcar, foi de 3.218 MWmed, um aumento de 9,6% frente ao ano retrasado.

Geração distribuída

No segmento de micro e minigeração distribuída (MMGD), que se dá quase que totalmente via energia solar, o volume produzido no ano passado foi de 4.140 MWmed, o que representa um crescimento de 63,9% na comparação com 2022. A maior parte foi produzida em Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.