Brasil soma 25,8 GW em novos projetos solares outorgados em 2021/2022

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Projetos em estágio inicial de desenvolvimento somam quase 294 GW

Ana Guerra | EPBR

Levantamento da Greener mostra que os novos projetos solares outorgados em 2021/2022 somam 25,8 GW. Com isso, a capacidade de geração centralizada solar chega a 43,7 GW, dos quais 3,9 GW estão em construção, 4,8 GW em operação e 35 GW não iniciaram a construção.

Já os projetos em estágio inicial de desenvolvimento — com pedidos de outorga — somam quase 294 GW.

A maior parte dessa energia — 76% dos 4,8 GW em operação – foi comercializada no mercado regulado.

No início de 2022, a geração fotovoltaica atingiu 1,1 GWm, o equivalente a 1,5% da geração de eletricidade no Brasil.

No mercado livre, são 38,6 GW outorgados — mas apenas 0,9 GW em operação. A maior parte dos projetos (34,5 GW) ainda não iniciou a construção.

O setor de siderurgia e metalurgia respondeu por 25% da demanda de novos contratos de longo prazo, o que equivale a 10,7 GWp.

Já a cadeia de grandes usinas solares firmou montante de contratos de fornecimento de módulos FV superior a 4,3 GWp em um período de 12 meses.

Minas Gerais é o estado que tem maior quantidade de potência outorgada acumulada. Entretanto, o estado não possui Usinas Fotovoltaicas (UFV) em operação. A previsão é que as usinas em construção passem a operar de forma comercial em 2023.

No mundo, a geração de energia solar fotovoltaica alcançou crescimento de destaque nos últimos dois anos.

Agência Internacional de Energia (IEA, em inglês) aponta que o crescimento recorde de geração de energia em 2020 foi motivado por uma alavancagem de investimentos liderada, com investidores buscando aproveitar os subsídios com data de validade na China, Estados Unidos e Vietnã.