Brasil entra pela primeira vez no TOP 10 mundial de geração de energia solar

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

País ganha seis posições e encerra 2022 na 8ª colocação do ranking de países com maior capacidade fotovoltaica instalada; confira a lista completa

Ricardo Casarin | Portal Solar
Link para a matéria: https://www.portalsolar.com.br/noticias/mercado/internacional/brasil-entra-pela-primeira-vez-no-top-10-mundial-de-geracao-de-energia-solar

O Brasil encerrou 2022 na 8ª colocação no ranking mundial de geração de energia solar fotovoltaica, mostra relatório da Agência Internacional de Energia Renovável (Irena, na sigla em inglês). Conforme o levantamento, o País superou 24 GW de capacidade instalada e entrou pela primeira vez na história entre os dez primeiros colocados.

O ranking leva em conta grandes usinas (geração centralizada) e sistemas de menor porte (geração distribuída) em operação. Atualmente, em março de 2023, o mercado brasileiro já supera 26 GW, sendo 18 GW de geração distribuída e 8 GW de geração centralizada.

O Brasil havia fechado 2021 na 14º colocação, com 13 GW. O País foi o que mais ganhou posições no ano passado, superando Espanha, Grã-Bretanha, Holanda, França, Vietnã e Coreia do Sul.

As cinco primeiras posições permaneceram inalteradas, com China, Estados Unidos, Japão, Alemanha e índia consolidados na liderança. A Austrália tomou a sexta posição da Itália. Holanda e Coreia do Sul completam o TOP 10.

Expansão renovável recorde em 2022

De acordo com o estudo da Irena, a capacidade global de geração de energia renovável apresentou avanço recorde de 9,6%, acrescentando 295 GW. Cerca de 83% da potência instalada para geração de energia elétrica no mundo no ano passado correspondeu a fontes renováveis.

Quase metade do incremento ocorreu na Ásia, com a maior contribuição vindo da China, com 141 GW. As renováveis cresceram 57,3 GW e 29,1 GW na Europa e América do Norte, respectivamente. Na América do Sul, a expansão foi de 18,2 GW.

As fontes solar e eólica contribuíram para 90% do aumento de capacidade de geração renovável global em 2022. A geração solar fotovoltaica somou 191 GW de potência acrescentada no ano passado.

O diretor-geral da Irena, Francesco La Camera, destacou que o forte crescimento das renováveis ocorreu em um cenário de crise energética, confirmando a tendência de queda da geração fóssil. “Mas as adições anuais de capacidade renovável precisam triplicar até 2030, se quisermos manter possível a meta de limitar o aquecimento global em 1.5°C.”

Confira o ranking mundial de geração solar fotovoltaica:

1. China 392 GW
2. EUA 111 GW
3. Japão 78,8 GW
4. Alemanha 66,5 GW
5. Índia 62,8 GW
6. Austrália 26,7 GW
7. Itália 25 GW
8. Brasil 24 GW
9. Holanda 22,5 GW
10. Coreia do Sul 20,9 GW