Brasil aumenta a produção de energia limpa nos quatro primeiros meses de 2022

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Levantamento da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica mostra que a geração de energia limpa cresceu 6% no primeiro quadrimestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2021.

Jornal da Globo

O Brasil aumentou a produção de energia limpa e reduziu a de usinas consideradas mais poluentes, nos primeiros quatro meses de 2022. O levantamento da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica mostra que a geração de energia limpa cresceu 6% no primeiro quadrimestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2021.

No Sistema Interligado Nacional, a participação da energia hidráulica, que são das hidrelétricas, passou de 73% no ano passado para 77% este ano. A eólica, dos ventos, de 9% chegou a 10%. E a solar, dobrou: de 1% para 2%. No mesmo período, a energia térmica teve uma redução de 17% para 11%.

Apesar do crescimento de 100% da energia solar, essa é uma matriz energética ainda com pouca participação no sistema. No caso das hidrelétricas, os reservatórios do subsistema Sudeste/Centro-Oeste, que é o mais importante do país, já estão com quase 70% da capacidade. Em 2021, eles chegaram a ficar com 16%.

Apesar da bandeira tarifária ter sido retirada das contas, o consumidor ainda vai continuar pagando mais caro pela energia. De acordo com o gerente do Instituto de Energia e Meio Ambiente, Ricardo Baitelo, esse dinheiro a mais é para pagar o uso intenso das usinas termelétricas em 2021.

“Que os próximos leilões contratem cada vez menos as termelétricas. Elas foram usadas em tempo integral no ano passado, mas o ideal é que elas sejam usadas apenas estrategicamente no Brasil, porque o impacto está muito alto sobre a conta de luz, sobre a inflação e sobre o poder de compra do brasileiro”, diz Ricardo Baitelo.
O especialista em energia afirma, ainda, que o Brasil precisa incentivar o aumento das energias solar e eólica no Sistema Interligado Nacional.

“Não existe um limite para a participação das fontes eólicas e solar na matriz, o potencial delas é gigantesco. Então, o Brasil tem todas as condições de ser um país que tem uma matriz elétrica diversificada, que não mais dependa, principalmente, da fonte hidrelétrica”, afirma Baitelo.