Brasil atinge marca de 5,5 mil cidades com GD solar

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Fonte já está presente em todos os municípios de 13 estados brasileiros e mais o Distrito Federal

Henrique Hein | Canal Solar

O Brasil acaba de atingir a marca de 5,5 mil municípios com ao menos um sistema de energia solar instalado no segmento de micro e minigeração distribuída, segundo dados publicados pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

De acordo com o IBGE (Instituto de Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil conta hoje com 5.570 cidades espalhadas em 26 estados e mais o Distrito Federal (DF) – o que significa dizer que a fonte já está presente em mais 99% das localidades do país.

Até o momento, apenas 70 municípios não contam com os benefícios da fonte. A maior parte deles, segundo a própria ANEEL, encontra-se em localidades de difícil acesso, sobretudo na região Norte do país, como é o caso da região da Amazônia Legal.

Esse é, inclusive, um dos motivos que fazem com que o Governo Federal se organize para levar sistemas de energia solar para estas regiões, por meio de programas sociais, como o Luz para Todos e o Mais Luz para a Amazônia.

Tais programas visam à democratização do acesso e uso da energia elétrica por meio da utilização de sistemas de geração de energia limpa e renovável. Os projetos atendem famílias de baixa renda ou beneficiárias de programas federais de desenvolvimento social, assentamentos rurais, comunidades indígenas e territórios quilombolas.

No mês passado, ambos os programas foram prorrogados até 2026 e 2030, após publicação de decreto no Diário Oficial da União. Anteriormente, as iniciativas estavam previstas para se encerrar ao final de 2022.