Biometano pode gerar ao Brasil R$200 bilhões por ano em 2050

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Consultoria Roland Berger acredita que energético poderá atingir 39 bilhões de m3 em vendas em substituição ao gás natural

Valor Econômico
Link para a matéria: https://valor.globo.com/empresas/noticia/2023/09/20/biometano-pode-gerar-ao-brasil-r-200-bilhoes-por-ano-em-2050.ghtml

A produção de biometano pode render ao Brasil quase R$ 200 bilhões por ano em 2050, movida pela crescente penetração no mercado em substituição do gás natural. A constatação faz parte de um estudo da consultoria alemã Roland Berger, que estima que o energético poderá atingir 39 bilhões de metros cúbicos (m3 ) de volume de vendas ao ano. Já o potencial de produção estimado é ainda maior e pode ir a 59 bilhões de m3 por ano, impulsionado pela grande quantidade de resíduos agroindustriais disponíveis nas regiões Sudeste e Centro-Oeste

Em termos comparativos ,o número supera a extração de gás natural realizada em 2020, que foi de 45,9 bilhões de m3 , de acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo,Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O biometano, ou gás natural renovável, é obtido a partir da purificação do biogás, uma mistura de gases que têm como origem o processo natural de decomposição de resíduos orgânicos em ambientes onde não há troca de ar — a digestão anaeróbica.

O insumo energético é apontado como alternativa para a substituição sustentável aos combustíveis fósseis, em especial ao gás natural, e tem alto potencial para descarbonizar diferentes setores como o de bens de produção, eletricidade e transportes. O gerente de projetos sênior da Roland Berger, João Martins, explica que o insumo é algo atrativo no Brasil, que depende muito do gás natural para fins industriais e residenciais.

“A previsão é que, até 2050, a demanda doméstica por produtos de gás natural e derivados deverá crescer de forma constante, atingindo cerca de 80 bilhões de m3. Já a penetração de mercado do biometano no Brasil, atualmente em apenas 4%, tem potencial de aumentar para 10% até 2030 e 50% até 2050”, aponta Martins.

Desse total, a maior parte pode ser consumida pelo setor industrial com a geração de calor (caldeiras, fornos), seguida pelo setor elétrico, como usinas termelétricas, que podem substituir gás natural convencional por biometano,e finalmente uma fração menor no transporte — a frota movida a gás natural veicular (GNV). “O investimento em biometano serve para aproveitar a infraestrutura e a cadeia de valor que já existe do gás natural, seja na eletricidade, no calor industrial ou no transporte”,diz.

A Roland Berger não acha provável que a rota de produção do energético passe de maneira imediata pela substituição do diesel. Este ponto diverge da Associação Brasileira do Biogás (Abiogás),que acredita que o desenvolvimento do energético passará, sim, no curto prazo pela substituição do diesel. O ponto que as entidades convergem é que o desenvolvimento desta rota de produção se dará em três frentes: agropecuária, saneamento e setor sucroenergético

O crescimento da produção de biometano no Brasil se acentua a partir de 2016 paralelo com o avanço da regulação, que, entre outras coisas, constatou a intercambialidade do energético como gás natural e a possibilidade da mistura da molécula nos dutos de gás natural. Mesmo assim, a produção hoje é de apenas 182 milhões de m3 por ano.

Para a gerente executiva da Abiogás, Tamar Roitman, o avanço da regulação foi necessário, mas não suficiente, já que atualmente só seis plantas comercializam biometano. A expectativa da executiva é que em 2029 serão 87 plantas. O que explica isso é que o atributo ambiental está puxando a demanda para a descarbonização.

No estudo, São Paulo é o estado com maior potencial produtivo anual, com 18,1 bilhões de m3 . Em seguida vem Minas Gerais (7,5 bi m3 ), Goiás (6,9 bi m3 ) e Mato Grosso do Sul (4,7 bi m3 ).

De parte das empresas, nota-se crescente interesse no insumo para neutralizar as operações. A Zeg Biogás e a gestora de aterros sanitários Multilixo, por exemplo, deram partida na primeira planta de purificação de biogás fora da rede elétrica. A Compass, de gás e energia do grupo Cosan, formou com a Orizon Valorização de Resíduos, joint venture para construção de uma planta de biometano no aterro de Paulínia (SP). Entre as fabricantes de veículos pesados, a Scania e a Iveco têm apostado em modelos a biometano como alternativa ao diesel. Roitman diz que a fonte já está madura e com uma cadeia produtiva sólida, mesmo assim ela defende incentivos à fonte, sob argumento de que há ainda barreiras regulatórias e tributárias a serem vencidas.

Dados do Centro Internacional de Energias Renováveis e Biogás (CIBiogás), o Brasil teve alta de 82% de plantas de biometano em 2022. Ao todo, 20 plantas produtoras de biometano entraram em operação no ano passado.