Balanço Anual do Setor Energético do RN é apresentado em Fórum Estadual de Energia

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

A maior parte da matriz elétrica potiguar é composta por fonte eólica onshore

O Balanço Anual do Setor Energético do RN foi apresentado durante o VII Fórum Estadual de Energia do Rio Grande do Norte (FEERN). Na abertura do painel, o Diretor-Presidente do CERNE, Darlan Santos, apresentou um panorama geral do setor energético do Rio Grande do Norte.

O Diretor-Presidente do CERNE lembrou que o estado do Rio Grande do Norte apresenta as condições climáticas necessárias para a produção de energia renovável.

Já o Coordenador de Desenvolvimento Energético da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RN, Hugo Fonseca, apresentou os projetos energéticos que estão em desenvolvimento no Rio Grande do Norte.

De acordo com Hugo Fonseca, 88% da matriz elétrica do RN é composta pela energia eólica onshore, com capacidade significativa de crescimento para os próximos anos. Hoje, somando toda a quantidade contratada e em construção, o RN apresenta 12 GW comercializados em projetos de energia, com foco em eólica onshore.

O Coordenador de Desenvolvimento Energético também destacou que dos mais de 500 empreendimentos de energia contratados no Estado, mais de 360 são voltados para o setor eólico, enquanto o setor fotovoltaico possui 143 projetos contratados.

A Diretora Geral da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP), Karine Fragoso, destacou os principais pontos do setor petrolífero. A Diretora ressaltou a retomada da economia após o período de pandemia e o papel do petróleo na segurança energética.

“O petróleo é uma fonte ainda muito importante na matriz energética não só do Brasil, mas mundial, e ele vai continuar exercendo esse papel fundamental, principalmente dando condições de financiamento, inclusive, para geração de novas energias, para o desenvolvimento tecnológico, além da formação da mão de obra que é capaz de migrar para outros mercados dentro da matriz energética”, aponta Karina Fragoso.

João Maria Cavalcanti, Secretário Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos apresentou o balanço hídrico do RN, além de projetos realizados pelo Governo do Estado. De acordo com o secretário, atualmente o RN possui mais de 25.300 espelhos d’água, sendo esse um número 11 vezes maior do que o apresentado no levantamento de 1998.

Já o Diretor Setorial de Energia Eólica do CERNE, Sylvester Stallone, ressaltou que o segmento eólico passou pelo período de pandemia com um crescimento acentuado, com mais de 95 GW instalados em todo o mundo em 2020. Em relação ao Rio Grande do Norte, Sylvester Stallone ressaltou a liderança consolidada na produção de energia eólica no Estado, com 226 parques eólicos em operação, 61 parques em fase de construção, além 89 parques esperando para serem iniciados.

Sobre a Eólica Offshore, o Diretor de Energia Eólica do CERNE destacou que a costa brasileira possui um potencial de 275 GW, sendo mais de 50% apenas no Nordeste. Além de potencial para a produção de Hidrogênio Verde.

O Diretor Presidente do CERNE, Darlan Santos, apresentou o panorama do setor Offshore no Estado, destacando os gargalos identificados para o incremento da atividade no RN, como os aspectos ambientais; custo real para a implementação; a competição no mercado automotivo; políticas regionais de infraestrutura; entre outros pontos.

De acordo com Darlan, o Estado possui atualmente 8 projetos offshore em andamento, contemplando quase a totalidade da costa setentrional do RN. “A gente espera que o primeiro projeto esteja iniciando a sua construção até o final da decada”, afirmou.

Finalizando o painel, o Diretor Setorial de Energia Solar Fotovoltaica do CERNE, Rafael Magalhães, apresentou um panorama da geração distribuída no Estado. Segundo Rafael, foram mais de 15 mil unidades de geração solar fotovoltaica instaladas durante o ano de 2022, sendo considerado até o mês de outubro, com mais de 300 MW de usinas solares em geração distribuída instaladas.

Em relação à classe de consumo da geração distribuída, 83% são residenciais, seguido de 14% comercial e 3% rural.

O VII Fórum Estadual de Energia do Rio Grande do Norte está sendo realizado durante todo o dia 01/12 com transmissão ao vivo pelo YouTube. A programação completa pode ser acessada em https://cerne.org.br/feern2022/ e a transmissão pode ser acompanhada em