“Até 2050, desafio será a integração”, afirma especialista americano no 4º Fórum Estadual de Energia do RN

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

O membro da Comissão de Energia do Estado da Califórnia, Andrew McAllister, veio a Natal para falar sobre a nova era da energia renovável e o futuro do setor no mundo. O especialista norte-americano mostrou, durante o 4º Fórum Estadual de Energia do Rio Grande do Norte (FEERN), que a Califórnia tem muitas características em comum com o Nordeste brasileiro quando o assunto é energias renováveis.

Segundo McAllister, o estado americano é considerado uma referência em tecnologia e gestão da geração de energia solar. “A Califórnia tem a maior usina fotovoltaica do mundo e que pode gerar até 392 megawatts de energia”. Esse número é suficiente para abastecer cerca de 140 mil casas.

“Já investimos 30 milhões de dólares em pesquisas na área de energia limpa. Precisamos pensar soluções a partir do uso de energia solar, eólica, de biomassa, entre outras fontes da matriz energética”, pontuou.

O principal desafio do mercado energético no mundo até 2050, de acordo com o especialista, será a integração das matrizes e sistemas de geração, visando utilizá-las da forma mais eficiente possível. “Por exemplo, podemos agregar o uso das energias alternativas como principal fonte geradora em horários de pico e, assim, otimizar ainda mais o consumo eficiente e sustentável”.

Fonte: CERNE Press