AirBus cria programa para testar hidrogênio verde como combustível de aeronaves

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Companhia aérea tem como foco tornar aviação cada vez mais sustentável

Biomassa BR

A empresa europeia aeroespacial AirBus divulgou que irá testar pela primeira vez o uso de hidrogênio verde como combustível de suas aeronaves.

O teste faz parte do programa de demonstração de aeronaves de emissão zero criado pela companhia, que tem como foco testar em solo e em voo um demonstrador de aeronave movido a hidrogênio, em preparação para a entrada em serviço de uma aeronave de emissão zero até 2035. Um modelo A380 será testado em breve.

A iniciativa também desenvolveu um processo seletivo para projetar, produzir e apoiar as operações do sistema de reabastecimento em terra para enchimento e esvaziamento do hidrogênio líquido contido nos tanques do A380. Neste caso, a empresa escolhida para dar suporte a empresa europeia foi a ArianeGroup.

Em nota, André-Hubert Roussel, CEO da ArianeGroup, se diz bastante orgulhoso de trabalhar com a AirBus, uma vez que tanto o hidrogênio como o uso dele nas aeronaves permitirão uma transição energética mais sustentável.

“A escolha da Airbus como parceira é um voto de confiança, reconhecendo meio século de experiência em hidrogênio líquido para propulsão de foguetes Ariane. Estamos orgulhosos de trabalhar com a Airbus nestes primeiros passos em direção a aeronaves movidas a hidrogênio líquido. A aviação e o espaço são duas indústrias pioneiras. Unir nossa experiência é nossa responsabilidade para enfrentar os desafios de amanhã. O ArianeGroup, com suas habilidades e know-how únicos no armazenamento, teste e uso de hidrogênio líquido, permite que novos setores industriais na Europa acelerem sua transição energética” destacou André-Hubert Roussel.

Quem também comentou o assunto foi Sabine Klauke, diretora técnica da Airbus. De acordo com ela, o programa para uso do hidrogênio da aviação vem para fortalecer todas as tecnologias sustentáveis envolvidas.

“Muitas das tecnologias necessárias para uma aeronave de emissão zero já estão disponíveis em outras indústrias, e o manuseio de hidrogênio líquido não é exceção. A preparação para a entrada em serviço de uma aeronave de emissão zero em 2035 significa que precisamos amadurecer todas as tecnologias necessárias em paralelo. Ao fazer parceria com o ArianeGroup, alavancaremos a conhecida experiência em hidrogênio e outras tecnologias espaciais relevantes na busca desse objetivo” explicou Sabine Klauke.

O sistema será projetado pelas equipes da ArianeGroup em Vernon (França) e instalado nas instalações da Airbus em Toulouse Blagnac.

“Este novo projeto segue a cooperação bem-sucedida entre o ArianeGroup e a Airbus iniciada no projeto Hyperion, coordenado pela Safran para a autoridade francesa de aviação civil (DGAC). Outros projetos para acelerar ainda mais a maturação da tecnologia para aeronaves de emissão zero estão em discussão pela Airbus e ArianeGroup” finalizou Roussel.