Petróleo: Um leilão para quem conhece o Brasil

A Agência Nacional do Petróleo fechou a lista com as empresa que podem participar da 15a rodada de licitações, que acontecerá no próximo dia 29. São 17 empresas inscritas para áreas offshore e quatro para projetos onshore. Todas as empresas atuam ou já atuaram no Brasil.

Da lista das 17 empresas inscritas para disputar blocos marítimos apenas Petronas e Wintershall não possuem áreas exploratórias atualmente no país. Mas isso não torna o país um desconhecido para essas empresas, que agora vão tentar riscar da história a experiência ruim que tiveram no passado.

O caso mais emblemático foi da Petronas. A estatal malaia anunciou em maio de 2013 que estava comprando por R$ 2,6 bilhões participação de 40% no projeto de Tubarão Martelo, operado pela OGX (hoje Dommo Energia), então petroleira de Eike Batista. Seis meses depois, a petroleira brasileira anunciava a rescisão do acordo e informava que iria à Justiça contra a decisão da sócia.

A naufragada negociação deixou um rastro de problemas dentro da OGX. Além do problema financeiro, a negociação deixou ainda um processo na Comissão de Valores Mobiliários contra sete administradores da petroleira brasileira – inclusive Eike Batista – por ter protelado a divulgação da saída da estatal malaia do projeto.

A alemã Whintershall também já esteve no Brasil. A empresa adquiriu na 3a rodada de licitações, realizada em 2001, três blocos exploratórios: BM-ES-7, na Bacia do Espírito Santo, BM-C-19, na Bacia de Campos, e BM-S-14, na Bacia de Santos. Acabou não dando sorte com seus ativos. No BM-S-14, por exemplo, perfurou três poços exploratórios, tendo dois resultado seco. Acabou devolvendo as três áreas à ANP e deixou o Brasil.

E quem mais está no leilão?

R15 – Terra
1. Cobra Brasil Serviços, Comunicações e Energia S.A.
2. Parnaíba Gás Natural
3. Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras
4. Rosneft Brasil E&P Ltda.

R15 – Mar
1. BP Energy do Brasil Ltda.
2. Chevron Brazil Ventures Llc.
3. CNOCC Petroleum Brasil Ltda.
4. Ecopetrol Óleo e Gás Do Brasil Ltda.
5. Exxonmobil Exploração Brasil Ltda.
6. Murphy Exploration & Production Company
7. Petrogal Brasil S.A.
8. Petronas Carigali Sdn Bhd
9. Premier Oil do Brasil Petróleo e Gás Ltda.
10. QPI Brasil Petróleo Ltda.
11. Queiroz Galvão Exploração e Produção S.A.
12. Repsol Exploração Brasil Ltda.
13. Shell Brasil Petróleo Ltda.
14. Statoil Brasil Óleo e Gás Ltda.
15. Total E&P do Brasil Ltda.
16. Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras
17. Wintershall Holding GMBH

E áreas que serão ofertadas?

Sem título

Fonte: E&P Brasil | Felipe Maciel

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *