Foto: Enel Soluções

Maior parque solar do país entra em operação na Bahia

O parque solar Lapa, considerado o maior parque solar fotovoltaico do Brasil, entrou em operação hoje (5) com dois meses de antecipação em relação ao prazo estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Localizado em Bom Jesus da Lapa (BA), o parque é composto por duas usinas, a Bom Jesus da Lapa, com 80 MW, e a Lapa, com 78 MW, somando 158 megawatts de capacidade total instalada. A operação do parque é da Enel Green Power, subsidiária brasileira do grupo italiano Enel.

Lapa está localizada em uma área com altos níveis de radiação solar e, de acordo com a Enel, é capaz de gerar cerca de 340 gigawatts de energia por ano. A energia é suficiente para atender às necessidades anuais de consumo de energia de mais de 166 mil lares brasileiros, evitando a emissão de cerca de 198 mil toneladas de CO2 na atmosfera.

A Enel investiu cerca de US$ 175 milhões na construção do parque solar. O projeto foi concedido ao grupo em agosto de 2015 no leilão de reserva feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica e o contrato de fornecimento é de 20 anos.

Na Bahia, a Enel Green Power Brasil Participações (EGPB), controlada pela Enel, opera 264 MW em energia eólica e está construindo os parques solares Ituverava (254 MW) e Horizonte (103 MW), assim como os projetos eólicos Morro de Chapéu (172 MW), Delfina (180 MW), e Cristalândia (90 MW).

A empresa tem um total de 442 MW em energia eólica e 649 MW em solar em construção no Brasil atualmente.

Fonte: Agência Brasil e Valor Econômico

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *