GWEC: Brasil é quinto maior mercado eólico do mundo

O Brasil foi o quinto maior mercado eólico onshore do planeta em 2018. Os dados do relatório anual do Conselho Global de Energia Eólica (GWEC, sigla em inglês) divulgado nesta terça-feira (26), mostram que no final do ano passado foram instalados 591 GW de capacidade eólica no mundo.

De acordo com análise do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE), o número representa um crescimento de 9,6% em comparação ao valor apurado no mesmo período de 2017.

O documento também destaca que em 2018 foi instalado 51,3 GW em energia eólica no planeta, isso representa um decréscimo de 3.6% em relação ao ano de 2017 (53,2 GW). “O mercado eólico global segue estável desde 2014, instalando cerca de 50 GW a cada ano”, disse o Diretor Setorial de Infraestrutura e Energia do CERNE, Milton Pinto.

O mercado offshore global, que compreende a instalação de usinas eólicas no mar, cresceu 0,5% no ano passado, com 4, 49 GW em novas instalações, comparado aos 4,47 GW em 2017.

Os relatório listou os cinco países que mais instalaram energia eólica onshore no último ano:

China (21,20 GW)
Estados Unidos (7,58 GW)
Alemanha (2,40 GW)
India (2,19 GW)
Brasil (1,93 GW)

Os números mais recentes divulgados pelo GWEC compõem as estatísticas do Relatório Global de Energia Eólica, principal publicação do Conselho. O relatório completo, que será divulgado em abril, oferece um cenário abrangente do setor global de energia eólica e uma visão geral das tendências, fornecimento corporativo e mudanças em modelos de negócio.

Fonte: CERNE Press

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *