Especialistas e investidores discutem no Piauí as oportunidades para energia solar

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Representantes de vários estados brasileiros participaram da 10ª edição da Solar Invest – a Conferência Nacional de Energia Solar. O evento está sendo realizado pela primeira vez no Piauí e tratou da regulamentação da geração de energia por fonte solar no Brasil.

O Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE) participou da 10º Conferência Nacional de Energia Solar – Solar Invest, nos dias 27 e 28 de março, em Teresina, Piauí. A ocasião reuniu executivos, especialistas e investidores do setor produtivo de energia fotovoltaica para debater o aprimoramento e regulamentação da geração de energia solar no Brasil.

O evento apresentou temas importantes para o setor, como as potencialidades econômicas da cadeia de serviços, a vocação da energia solar centralizada na matriz elétrica nacional, os efeitos projetados com o crescimento da aquisição de telhados solares e exemplos de empreendedorismo no setor fotovoltaico.

Solar Invest é uma realização do CERNE e Viex Américas. Da esquerda para direita: Darlan Santos (CERNE), Davi Farias (Viex), Olavo Oliveira (CERNE), Rodrigo Carvalho (Viex) e Eduardo Bonatto (Viex).

O Diretor Presidente do CERNE, Darlan Santos, destacou a importância de o evento ser realizado no estado em que os investimentos na implantação de projetos de geração fotovoltaica estão em evolução. “O Piauí está localizado numa região com grande recurso energético e com possibilidade para conexões ao Sistema Interligado Nacional (SIN), sendo esse atrativo de empreendedores para a realização de investimentos”, disse.

Para Olavo Oliveira, Diretor Setorial de Tecnologia, Pesquisa e Inovação do CERNE, foi observado a receptividade por parte do Governo do Estado em oferecer um ambiente bem regulado e convidativo para a implantação dos projetos “levando em consideração os possíveis impactos socioeconômicos na região como a geração de empregos e capacitação profissional dos municípios envolvidos“, completa Oliveira. Ele apresentou uma palestra sobre energia heliotérmica (CSP), e explicou a obtenção de energia elétrica através do aquecimento de um fluido pela energia solar.

O evento também serviu como elo entre a entidade e os centros de pesquisa. “Aproveitamos o encontro para estabelecer e fortalecer relações junto a instituições como IFRN e IFPI, com o SEBRAE e com a ABSOLAR, com a finalidade de promover uma agenda regional para as energias renováveis, como meio de desenvolvimento do setor na região nordeste”, concluiu Olavo.

Para o Governador do Piauí, Wellington Dias, a produção de energia através de matrizes renováveis é uma alternativa cada vez mais viável. “A possibilidade de integração da energia solar e energia gerada por hidroelétricas, eólicas ou de outras matrizes, permite que você possa fornecer energia, por exemplo, à rede da Equatorial Cepisa e receber um crédito de compensação. Em breve, seremos capaz de, não apenas ser autossuficiente, mas também exportar energia elétrica”, explicou.

Foto: Viex Américas

Atualmente, o Piauí é o quarto maior produtor de energia solar do Brasil. Há projetos para implantação de novos parques fotovoltaicos nos municípios de Lagoa do Barro e Queimada Nova. “O Estado já caminha para que, com esse investimento que está sendo feito pela Enel Green Power juntamente com essa de Ribeira do Piauí e outros, tenha chances de ficar em primeiro ou segundo lugar no Brasil em geração de energia solar”, concluiu Dias.

O presidente do Sebrae no Piauí, Freitas Neto, destacou o potencial do Estado em relação às fontes de energia renováveis. “Dentre as potencialidades o que chama atenção hoje, é exatamente a questão das renováveis, começamos com a eólica e agora a energia solar fotovoltaica”, disse. Neto complementou falando sobre o trabalho do Sebrae na região: “Temos um projeto de inserção do pequeno negócio, do microempresário nesse setor para que ele também possa desfrutar das vantagens e possa ter condições de competir com os maiores”.

A Vice – Reitora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Profa. Dra. Nadir do Nascimento, ressaltou a importância da participação da academia como ferramenta propulsora de pesquisas e capacitação profissional. “A UFPI pode contribuir no desenvolvimento do setor renovável, por atualmente se encontrar em um ambiente de discussão com relação à energia sustentável e por sua responsabilidade na formação dos futuros profissionais que trabalharão nessa área”, concluiu a Vice-Reitora.

Fonte: CERNE Press