Eólicas devem ultrapassar térmicas em geração no Ceará

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

As usinas eólicas já são a segunda maior fonte geradora de energia no Ceará, com previsão de ultrapassar a produção das termoelétricas em breve. Hoje as eólicas correspondem a 47,54% do total gerado no Estado, com 1,9 mil MW de potência instalada. Já as térmicas representam 52,3%, com 2,1 mil MW de potência. No País, os ventos ainda sopram para se transformarem na segunda maior fonte geradora de energia a partir do próximo ano, somente atrás da eletricidade das hidrelétricas.

As usinas eólicas, que até meados de 2010 eram vistas como “experimentos” do setor elétrico, entraram de vez para a base de sustentação de abastecimento do País, e menos de uma década depois respondem por 8,5% da potência instalada em território nacional.

Nestes meses de agosto e setembro, período que já passou a ser conhecido como a “safra dos ventos”, as usinas eólicas têm batido recordes. É quando a ventania ganha ainda mais força nas Regiões Nordeste e Sul do País, onde hoje giram 6,6 mil cataventos espalhados por 534 parques eólicos. “Com a expansão de projetos já contratada, as eólicas devem ultrapassar a geração térmica e a biomassa em 2019 ou, no máximo em 2020”, diz Elbia Gannoum, presidente executiva da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica).

Consumo

Hoje, 64% do potencial elétrico nacional vem de turbinas de hidrelétricas. As usinas a biomassa representam fatia de 9,2%, mas as eólicas já são 8,5% da matriz e crescem a um ritmo superior a 20% ao ano, muito acima das demais fontes.

No dia a dia do consumo, porém, a presença dos ventos tem sido superior. É justamente no período seco – de abril a novembro, quando a maior parte dos reservatórios precisa ser preservada – que a ventania ganha mais força. Nas últimas semanas, uma média de 14% da energia que abastece todo o País tem sido retirada de torres eólicas. Uma semana atrás, os cataventos suportaram 72% da energia consumida por todo Nordeste.

Para o governo, que há quatro anos não consegue licitar mais nenhuma grande hidrelétrica por causa do forte impacto ambiental, as fontes eólicas passaram a aliviar a pressão sobre o abastecimento e tornaram a geração menos dependente dos barramentos de rios.

Fonte: Diário do Nordeste

Veja outros de nossos Posts!