Ecoenergy abre na terça-feira com debates sobre questões regulatórias da energia solar no país

Atividades terão início às 9h no São Paulo Expo em um momento em que boas notícias relativas à energia solar no Brasil estão vindo de várias fontes

Em um cenário em que o Brasil está considerando aderir à Aliança Solar Internacional e no qual um relatório lançado pelas Nações Unidas no início de maio indica que, entre os 20 maiores países consumidores, o Brasil se destaca na produção de energia renovável, acontece a Ecoenergy – Feira e Congresso Internacional de Tecnologias Limpas e Renováveis para a Geração de Energia. O evento terá início na terça-feira, 22 de maio, às 9h, no São Paulo Expo, e abrirá a programação da EnerSolar + Brasil.

Durante os três dias de atividades, profissionais de renome no mercado debaterão questões regulatórias imprescindíveis para o desenvolvimento da energia solar no país, disponibilização de linhas de financiamento e novas iniciativas para que sejam adequadas às necessidades dos empreendedores, assim como tecnologias disruptivas e alianças estratégicas entre os agentes.

“Além das questões referentes à Aliança Solar Internacional e ao novo relatório das Nações Unidas, esta edição da Ecoenergy acontece enquanto o mercado espera a aprovação da consulta pública da NBR 16690, norma de instalações elétricas para sistemas fotovoltaicos”, explica Rimantas Sipas, diretor da Cipa Fiera Milano, promotora do evento. As inscrições ainda podem ser realizadas pelo site www.congressoecoenergy.com.br. O primeiro dia de evento terá o tema “Regulamentação e gestão de tributos em foco” e começará com uma mesa redonda sobre o marco regulatório e reformas do setor elétrico.

Seguido por painel de debates sobre questões regulatórias relativas à distribuição; apresentação sobre diretrizes para a tributação e estrutura tarifária de energia solar; viabilidade econômica do sistema SAS – Sistema de Aquecimento Solar; e compliance no setor de infraestrutura. Dia 23, o tema será “Financiamento ideal para a estrutura do projeto e tendências tecnológicas” e abrirá com um talk show com financiadores sobre gestão de linhas e recursos para financiar projetos de energia solar.

As demais apresentações incluirão as vantagens para a combinação de linhas de financiamento nacionais e internacionais; mesa redonda de energia e sustentabilidade; economia na tarifa branca; e três estudos de caso: “Lições aprendidas pelas cooperativas de energia solar”, “Baterias com alto rendimento e capacidade de armazenagem adequada ao projeto” e “Tecnologias disruptivas e digitalização de serviços”. No último dia, 24 de maio, o tema será “Gestão da qualidade de processos, pessoas e de parcerias de sucesso”.

O dia começa com um debate sobre a implementação do sistema de gestão de energia de acordo com a NBR ISO 50001; apresentação das novidades sobre certificação de profissionais e instalações de energia solar fotovoltaica no Brasil e no mundo; certificações I-REC e REC Brasil para energia solar; e estudos de caso sobre a expansão dos projetos de energia solar nas construtoras e em mobiliário urbano, encerrando as atividades da Ecoenergy.

Serviço:

8º Ecoenergy – Feira e Congresso Internacional de Tecnologias Limpas e Renováveis para a Geração de Energia.

22 de maio, das 9h às 18h15
23 de maio, das 9h às 18h45
24 de maio, das 9h às 13h30

EnerSolar + Brasil – Feira Internacional de Tecnologias para Energia Solar

Data: 22 a 24 de maio de 2018

Horário: 13h às 20h

Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center – Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5 – São Paulo / SP

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *