Desde 2011, a energia eólica impactou 260 bilhões de reais na economia brasileira

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

O Petróleo – No dia em que a energia eólica brasileira atingiu 17 GW de capacidade instalada, estudo encomendado pela Associação Brasileira de Energia Eólica mostrou que o impacto econômico e social da energia eólica no país ultrapassa os R $ 260 bilhões.

De acordo com a publicação publicada no XI Brasil Windpower, evento organizado pelo Grupo Canal Energia-Informa Markets, GWEC e ABEEólica, o investimento tem três efeitos, direto, indireto e lucro.

O estudo mostra que, levando-se em consideração o preço médio de venda anual de dólares comerciais, mais de 88 bilhões de reais, ou 31,3 bilhões de dólares americanos, foram investidos entre 2011 e 2019.

Desses valores, além de manutenção e reparos, 80% são destinados a aerogeradores, máquinas e equipamentos e os 20% restantes à construção civil, dos quais 67 bilhões de reais são utilizados internamente e os 21,1 bilhões de reais restantes são utilizados em produtos importados.

Esses investimentos devem aumentar a produção (valor adicionado) nas regiões Nordeste e Sul do país em aproximadamente 262 bilhões de reais, criando mais de 498 mil empregos por ano em média e gerando salários de 45,2 bilhões de reais.