CERNE participa de workshop na EPE

O Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE) participou ontem (02) de um workshop para debater a questão da eólica offshore no Brasil. O evento foi realizado na sede da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) no Rio de Janeiro. Na ocasião, o Diretor Presidente do CERNE, Darlan Santos, apresentou o histórico de atuação da entidade no Nordeste Setentrional e ressaltou que o CERNE já se adiantou a esse assunto e desde 2018 discute o tema, tendo formado uma comissão que estuda e desenvolve uma proposta para a regulamentação da eólica offshore no país.

O evento contou com mais de 100 participantes, que lotaram o auditório da EPE,  reunindo os mais diversos setores, como academia, associações de classe, agências de cooperação internacional, instituições governamentais, pesquisadores, consultores e empreendedores do setor eólico onshore e offshore.

Foto: CERNE Press

No decorrer do evento, foram apresentados os resultados preliminares dos estudos de potencial eólico marítimo que estão sendo desenvolvidos pela EPE. Estes estudos fazem parte do Roadmap, que tem a finalidade de identificar oportunidades, barreiras e caminhos para que a energia eólica marítima possa ter condições de competição com as demais alternativas de geração de energia elétrica no Brasil. Assim, poderá auxiliar o aperfeiçoamento de políticas e esclarecimento da regulação aplicável a esse tipo de projeto.

O evento foi organizado pela Empresa de Pesquisa Energética, com apoio da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por intermédio da GIZ e teve parceria do CERNE.

Fonte: CERNE Press

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *