image_preview

CERNE e IFRN assinam acordo de cooperação e lançam o “Observatório da Energia”

Observatório da Energia do IFRN será um centro de articulação para pesquisas em diversas áreas. O objetivo é analisar e dar resposta a possíveis demandas de energia e meio ambiente.

O Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (Cerne) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)  assinaram convênio de cooperação entre as duas instituições para a constituição do “Observatório da Energia”. A parceria foi celebrada nesta quinta-feira, 16 de novembro, com ato de assinatura do Protocolo de Cooperação Acadêmica e Intercâmbio Técnico e Científico, na sede da instituição de ensino em Natal. A iniciativa é do IFRN com o apoio da UFRJ, UFRN e do Cerne.

O Observatório vai atuar como centro de planejamento, estruturação e repercussão socioeconômica e ambiental do uso da energia. A iniciativa visa formar um núcleo de apoio e fomento à pesquisa, destacando o Rio Grande do Norte como produtor de energia renovável, petróleo e gás.

Assim, esse observatório se configurará como ambiente de armazenamento das informações de diversos centros produtores em áreas relacionadas às atividades energéticas, promovendo intercâmbios com uma rede de pesquisadores, instituições e organizações parceiras. Dessa maneira, áreas como Clima e Tempo, Saúde Pública, Geografia, Demografia, Economia, Cultura, Tecnologia, Qualidade da Energia, Meio Ambiente serão foco de conteúdo para o observatório.

Atualmente, estão em desenvolvimento 16 projetos de pesquisa no âmbito do Programa DINTER (Doutorado Interinstitucional) entre o IFRN e o Programa de Planejamento Energético (PPE) da COPPE-UFRJ.

Parceiros

A alimentação dos dados e informações a serem ambientadas no Observatório da Energia se dará pela integração com diversos centros de pesquisas e pesquisadores, setor produtivo, entidades públicas, agências do Estado, órgãos de representação do setor privado e sociedade civil organizada.

O acordo de cooperação acadêmica firmado hoje foi assinado pelo Reitor do IFRN, Wyllys Farkat Tabosa, o Diretor da COPPE-UFRJ, Edson Watanabe, a Reitora da Universidade Federal  do Rio Grande do Norte (UFRN), Ângela Paiva Cruz, e o Diretor-Presidente do CERNE, Jean-Paul Prates.

Debates

Após ato da assinatura do protocolo de cooperação para a estruturação e implementação do Observatório da Energia foi realizada a mesa-redonda “Energia, Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade” com os representantes das instituições parceiras: Amaro Olímpio Pereira Júnior, da UFRJ, Jean-Paul Prates, do CERNE, e Ricardo Ferreira Pinheiro, da UFRN.

Fonte: CERNE Press

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *