CERNE debate os desafios e oportunidades para energia solar

Em 2017, o mercado brasileiro de energia solar deverá comemorar a produção do seu primeiro gigawatt. A entrada em operação de novas usinas e as negociações envolvendo aquisições de empreendimentos devem expandir os números do setor, que ainda cresce aos poucos no país, mas tem muito potencial a ser explorado.

No Rio Grande do Norte, líder em geração eólica, a energia solar também engatinha no segmento. Segundo dados do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE), o estado conta com 1.105 MW (megawatts) de potência em operação e espera-se mais 106 MW em potência em projetos contratados.

Além do crescimento puxado pelas usinas solares, o Brasil tem demonstrado potencial para a instalação de placas solares em residências e indústrias – a chamada geração distribuída – um segmento que tem ganhado destaque e novos adeptos, registrando um aumento de 300% em 2016, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

O Presidente Executivo da Absolar, Rodrigo Sauaia, será um dos palestrantes convidados para discutir essas e outras questões no segundo encontro do Ciclo de Debates do Conselho Técnico-Científico do CERNE que será realizado dia 05 de maio, às 14 horas, no mini auditório do Instituto Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (IFRN) – Campus Central Natal.

O Ciclo de Debates tem como proposta debater os principais problemas que envolvem o setor de energia e recursos naturais, especialmente no Nordeste Setentrional, região de atuação do CERNE, buscando encontrar soluções que possam ser encaminhadas aos órgãos reguladores e executivos do setor. A iniciativa conta com a parceria do IFRN, FIERN e Sebrae/RN.

Além da Absolar, estarão presentes pesquisadores do IFRN e da Universidade do São Paulo (USP) que discutirão as oportunidades e desafios da energia solar fotovoltaica no nordeste em seus diversos aspectos – mercadológico, tributário, financeiro e regulatório – e a aplicação de sistemas híbridos, uma tecnologia inovadora no mercado brasileiro.

O Ciclo terá outras edições ao longo do ano. A programação completa está disponível no site do CERNE pelo endereço www.cerne.org.br clicando na imagem situada a direita da página inicial na sessão “Novidades”. Mais informações pelo telefone (84) 2010-0340. O evento é aberto ao publico e a entrada é gratuita.

O evento também será transmitido ao vivo pela internet através do seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=arJkTKnnEG8

Contribua e interaja com os debates enviando sua pergunta ou sugestão nos comentários, pelo nosso twitter (@cernebrasil) ou em nossa página no Facebook (CerneBrasil)

Fonte: CERNE Press

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *