Alerta Security Solutions

CERNE debate cidades inteligentes

As capitais brasileiras estão aderindo ao movimento global de desenvolvimento sustentável que oferece um caminho para o surgimento de cidades mais democráticas, participativas e sustentáveis, através do investimento em tecnologia. Tema será discutido dia 27 em Natal.

A questão do desenvolvimento urbano é um desafio global.  Nesse cenário, cresce a necessidade de aplicação de inovações para melhor gestão das cidades, bem como os serviços públicos e bens coletivos com o objetivo de favorecer os moradores locais e visitantes.

É nesse ambiente que surge o conceito de Human Smart Cities ou Cidades Inteligentes e Humanas.  Nessa plataforma de desenvolvimento sustentável, todos os atores sociais e a população trabalham em conjunto no processo de co-design e co-criação de soluções que favoreçam a implantação de serviços inteligentes para mobilidade urbana,  saúde, educação, energia e até mesmo casas inteligentes. Todos esses setores estão essencialmente integrados com a tecnologia.

Natal vem criando um ambiente propício ao estudo e a pesquisa para tornar-se, no futuro, um modelo de smart city. A cidade já integra a Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas, numa parceria entre a Prefeitura Municipal e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Com a adesão, a capital potiguar agora engloba o grupo de cidades que podem tentar captar recursos para projetos  investimento na área de tecnologia e inovação.

Com intuito de debater os pilares desse conceito e apresentar a iniciativa de Natal como cidade inteligente e humana, o Conselho Técnico-Científico do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CTC-CERNE) realiza a quarta rodada do Ciclo de Debates no dia 27 de setembro, às 14 horas, no auditório principal do Instituto Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (IFRN) – Campus Central.

O Ciclo de Debates tem como proposta debater questões que envolvem do setor de recursos naturais e energia em suas diversas vertentes. “Nossa proposta é analisar e encontrar soluções que possam ser encaminhadas aos órgãos reguladores e executivos do setor, além de identificar potenciais parcerias entre as instituições participantes do evento”, afirmou o coordenador do CTC e Diretor de Tecnologia, Pesquisa e Inovação do CERNE, Olavo Oliveira.

Participam do debate o coordenador de mobilidade urbana do Greenpeace, Davi Martins, a diretora da Secretaria Municipal de Planejamento de Natal (SEMPLA), Irani Santos, o coordenador do Smart Metropolis (UFRN), professor Frederico Lopes e representando o IFRN, o professor Plácido Neto. Os assuntos em pauta envolvem mobilidade urbana, construções sustentáveis e redes elétricas inteligentes, também conhecidas como smart grids.

O Ciclo é uma realização do CERNE e conta com apoio do IFRN, FIERN e SEBRAE. A inscrição é gratuita sendo necessário faze-la previamente pelo link: https://goo.gl/iUTiKH. A programação completa está disponível no site www.cerne.org.br. Mais informações pelo telefone (84) 2010-0340.

Foto: CERNE Press

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *