Campus da Uece conta com painéis solares para carregar bicicletas elétricas

O campus do Itaperi da Universidade Estadual do Ceará (Uece), agora conta com uma Árvore Solar, formada por dez painéis fotovoltaicos que carregam as baterias de uma frota de nove bicicletas elétricas. As bicicletas serão utilizadas pela equipe de segurança do campus da Instituição.

O reitor Jackson Sampaio presidirá a solenidade de inauguração do equipamento, ao lado de representantes das empresas parceiras, integrantes da Direção da Instituição, de professores e alunos.

O benefício é resultado da parceria da Uece, por meio do Mestrado Acadêmico em Ciências Físicas Aplicadas, e as empresa Eco Soluções em Energia e a Projec (de arquitetura).Tem ainda o apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), por meio do Fundo de Inovação Tecnológica do Ceará (FIT).

Durante o dia, quando as bicicletas estiverem conectadas à árvore, os painéis carregarão as baterias das bicicletas. Quando as bicicletas estiverem em uso, a árvore repassará a energia para a rede pública, gerando créditos para a universidade utilizar posteriormente. A bicicleta com necessidade de carga à noite usará a energia da concessionária.

A energia solar ajudará no deslocamento dos funcionários responsáveis pela segurança da instituição, que antes usavam motocicletas e automóveis. Com isso, a Uece reduzirá despesas com combustível e a emissão de gases poluentes.

Fonte: Governo do Ceará

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *