Parque solar abastecerá campo de petróleo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

A Ecopetrol pretende iniciar no primeiro semestre do próximo ano a construção de um parque solar na cidade de Castilla La Nueva para atender parte da demanda de energia do campo de Castilla, o segundo maior produtor da Colômbia. O parque terá capacidade instalada entre 10 MW e 15 MW e evitará a emissão de 14 mil toneladas de CO2 em um ano e de 210 mil toneladas em 15 anos.

A concorrência para contratação do projeto será lançada pela petroleira colombiana no último trimestre do ano. Este é o primeiro de uma série de projetos analisados pela empresa para instalação nas cidades de Norte de Santander, Huila, Meta y Antioquia, que somam capacidade instalada de 140 MW.

“A incursão em projetos de grande escala de energia solar é um marco na história da Ecopetrol, que se alia a outros investimentos para contar com uma matriz energética mais diversificada e limpa, que contribua com a proteção do meio ambiente e garanta a segurança energética da Colômbia”, diz o presidente da petroleira, Felipe Bayón.

O projeto faz parte da estratégia da Ecopetrol de fortalecer os investimentos em energias renováveis e diversificar o portfólio energético da empresa.

Fonte: EPBR