Pandemia ajuda, e dobra participação de energia eólica e solar no mundo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

As energias solar e eólica dobraram sua participação nos últimos cinco anos, e já representam quase 10% da energia produzida no mundo, de acordo com uma análise do grupo ambientalista britânico Ember.

O Ember analisou 48 países que representam 83% da eletricidade global. Os dados mostraram que as energias eólica e solar aumentaram 14% no primeiro semestre de 2020 em comparação com o mesmo período do ano passado, enquanto a demanda global por energia caiu 3% por causa do impacto do coronavírus.

Ao mesmo tempo que as turbinas eólicas e os painéis solares proliferaram, a participação do carvão na mistura caiu em todo o mundo. Em alguns lugares, principalmente nos países da Europa Ocidental, o carvão foi praticamente eliminado da geração de eletricidade.

A China dependia do combustível fóssil mais sujo para 68% de sua energia há cinco anos. Essa participação caiu para 62% neste ano e as energias renováveis ​​representaram 10% de toda a eletricidade gerada.

Ritmo lento

Ainda assim, o crescimento das energias renováveis ​​pode não estar indo rápido o suficiente para o mundo atingir suas metas climáticas.

O uso de carvão deve cair cerca de 79% até 2030 em relação aos níveis do ano passado – uma retração de 13% por ano durante a próxima década, disse Ember.

As novas instalações de parques eólicos devem se manter mais ou menos estáveis ​​nos próximos cinco anos, de acordo com dados da BloombergNEF.

Isso tornará difícil realizar um ritmo sustentado de duplicação da energia renovável a cada cinco anos. “Se suas expectativas são de que precisamos atingir a meta de 1,5 grau, é claro que não estamos indo rápido o suficiente”, disse Dave Jones, analista da Ember.

Fonte: 6 Minutos UOL