Quase metade da eletricidade da Alemanha vem de energia solar e eólica

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Fontes renováveis geraram 42% da eletricidade consumida na Alemanha durante o primeiro semestre de 2020. O bom exemplo mostra o caminho para os demais países, que ainda estão com um patamar médio de 10%.

Um estudo recente da Ember aponta que cerca de 10% da energia consumida no primeiro semestre de 2020 no mundo provém da energia solar ou éolica.  Há cinco anos atrás essa participação não chegava a 5%. Apesar do crescimento, a velocidade de transição para fontes renováveis ainda está aquém das metas estabelecidas de combate às mudanças climáticas.

A corrida das fontes renováveis pelo mundo

Nos 48 países pesquisados, a energia solar e eólica mantém ritmo de crescimento, mesmo com a pandemia. O crescimento vem da substituição do carvão. Nesse sentido, as fontes renováveis aumentaram sua produção semestral de 992TWh para 1.129TWh em apenas 12 meses.

Primeiramente, a Alemanha merece destaque mundial. A energia solar e eólica atingiu a impressionante marca de 42% da eletricidade consumida entre janeiro e junho de 2020. Em seguida, o Reino Unido também apresentou forte crescimento no período e teve 33% de sua eletricidade oriunda de fontes renováveis.

Por outro lado, as duas principais potencias mundiais, EUA e China, tem espaço para crescimento. Energia solar e eólica respondem por 12% e 10% respectivamente.

Fonte: DCI