Piauí chegará a 52 parques eólicos instalados nos próximos anos

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

O avanço no setor de energias renováveis no Estado, vislumbrado pela atual gestão do governador Wellington Dias (PT), deve ser propagado ao decorrer dos próximos anos; ao menos é o que aponta o levantamento realizado pelo Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE), revelando que o Piauí já possui 29 parques eólicos instalados e em operação e tem mais 23 em construção. Os dados foram atualizados no fim de outubro e destacam que o potencial de produção chega atualmente a 808,4 Megawatts (MW) e chegará a 1445,8 MW assim que os empreendimentos forem concluídos no Estado.

No número de parques eólicos em construção, o Estado fica atrás apenas da Bahia (44) e Ceará (25). Os dados são ainda mais positivos quando embasados na capacidade total de potência prevista nestes empreendimentos, figurando na segunda posição do país, com 640,2 Megawatts (MW); apenas a Bahia aparece com uma capacidade maior prospectada (859,45 MW).

Os resultados observados com o setor no Piauí serão amplificados com a expectativa da implantação da primeira fábrica de torres de energia eólica no Piauí, a empresa Acciona apresentou no início deste mês o projeto ao Governo. A iniciativa tem como objetivo a fabricação e comercialização de torres eólicas, que dará suporte a outras empresas que já comercializam energia renovável gerada pelo vento. O planejamento é que a instalação abarque os municípios de Lagoa do Barro e Queimada Nova.

Fonte: Francy Teixeira | Jornal Meio Norte